Um grupo de engenheiros do ITA, 554 professores de Matemática mobilizados, 10 medalhistas de ouro valorizados pelo empenho em ensinar matemática e transformar o País pela educação, com direito a reconhecimento do MEC e uma viagem de intercâmbio a Xangai. Assim foi a primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr).
A iniciativa surgiu como resultado do desejo de um grupo de engenheiros da turma de 89 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de contribuir para melhorar o ensino de matemática no País, por meio da valorização de boas práticas docentes.
554 professores de matemática do ensino médio, de norte a sul do Brasil, se inscreveram e 67 foram premiados com medalhas de ouro (10), prata (9) e bronze (48).
Os 10 medalhistas de ouro, vencedores da OPMbr, receberam homenagens e puderam compartilhar um pouco de suas experiências em sala de aula em um evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2024.
Depois, em setembro de 2024, os vencedores receberam o prêmio pela conquista: uma viagem de intercâmbio acadêmico-cultural a Xangai, na China, vivendo a experiência de conhecer de perto e aprender com professores do país, que tem um dos melhores resultados no ranking de Matemática do PISA, programa internacional de avaliação de estudantes coordenado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Após o intercâmbio, os vencedores da OPMbr irão compartilhar a experiência adquirida por meio de apresentações, cursos e workshops, uma etapa fundamental do projeto, para a disseminação das boas práticas de ensino de matemática com outros professores das escolas do seu estado e do Brasil.